quarta-feira, 2 de abril de 2014

Olá a todos!

Sabemos que desde que estamos em Santo Antão temos dado poucas notícias, mas nestas duas últimas semanas tivemos sempre muitas atividades. Neste preciso momento estamos na reta final e as saudades em deixar este povo já começam a surgir. Contudo, ainda não é hora para despedidas..

Na Paróquia de Sto. António das Pombas temos estado em três zonas: Paço, Pombas e Janela;
No Paço, como dissemos na última publicação, estamos no Jardim Infantil a trabalhar com os dois grupos de crianças onde no grupo da manhã, mais velhos, falámos dos dez Mandamentos da Lei de Deus. No grupo da tarde, abordamos a criação do mundo, o nascimento e a vida de Jesus.
Estar com estes meninos têm sido das maiores experiências que temos tido. É sempre bom puder falar de Deus aos outros e eles, que até no inicio pouco sabiam que Jesus existia, já sabem que foi Deus que criou o Mundo, que é o Pai de Jesus, enumeram as Leis de Deus e sabem que são guardadas por Moisés. É muito bom ver a alegria e entusiamos com que estes pequenos falam e cantam sobre Deus.
            
Nas Pombas, temos estado na casa da cultura onde temos feito jogos lúdicos e educativos e fizemos ainda uma pequena formação sobre higiene oral para as crianças que frequentam o espaço. No centro de dia, estados com os sempre enérgicos velhotes onde jogamos ouril, dançamos e até cantamos canções portuguesas e cabo-verdianas. Aqui o convívio é muito animado e é um exemplo de que a velhice é não é sinónimo de inércia.
Em Janela, durante os fins-de-semana, juntámo-nos com o grupo de Dirigentes que quer reerguer o Agrupamento onde demos alguma formação sobre técnica escutista e no último fim-de-semana (Domingo), realizámos uma caminhada com alguma formação pelo meio, desde o ponto mais alto da ilha, Pico da Cruz, até Janela onde terminou com a Eucaristia.
Ainda neste último fim-de-semana (Sábado), organizámos um retiro com os acólitos das várias Paróquias da ilha. Eram certa de 55 jovens e o balanço foi muito positivo.
Na Paróquia do Rosário, em Ribeira Grande, com as crianças do Jardim Infantil desenvolvemos as mesmas catequeses sobre a Criação do Mundo, Nascimento e Vida de Jesus à semelhança do Jardim Infantil do Paço. Também aqui, a alegria dos pequenos quando estamos com eles deixa-nos de coração cheio ao vermos que compreendem o que falamos e é sempre uma festa quando nos pedem para repetirmos a música “Jesus está passando por aqui”.
No Centro Lúdico, em conformidade com o plano interno, para celebrar o Dia Mundial na Árvore, da Floresta e da Água, falamos sobre o ciclo hidrológico, poluição e contaminação da água e terminámos com um jogo alusivo ao tema. Na passada semana, com o Dia Mundial do Teatro, escolhemos peça da carochinha onde era pretendido que eles representassem a história à medida que íamos lendo a mesma.
Até breve pois as próximas já serão as últimas noticias antes do regresso a Portugal.

3 comentários:

  1. É com muita alegria que vemos a vossa alegria e a dessas crianças. Vocês enriqueceram muito esse povo mas decerto que bem mais ricos de coração regressam vocês a Portugal. Beijinhos.Os teus pais

    ResponderEliminar
  2. Apesar das imensas saudades, sinto uma felicidade enorme pelo vosso trabalho e espirito de ajuda ao próximo. Está quase, quase...dia 11 cá vos espero se Deus quiser. Bjs

    ResponderEliminar
  3. A nossa apresentação em Cabo Verde...Deus não tem fronteiras e o longe torna-se perto! Alegria imensa poder ser de Deus! =)

    ResponderEliminar