quarta-feira, 19 de março de 2014

Olá a todos!
Já faz quase quinze dias que estamos na ilha de Santo Antão, mas como as atividades são muitas o tempo tem sido curto.
Falando das primeiras impressões da ilha, esta é sem sombra de dúvida, em termos de natureza, muito mais bonita que S. Vicente. É a “ilha verde”, como lhe chamam. Cheia de montanhas imponentes, ribeiras e vales vertiginosos, onde as pessoas vivem em cima das nuvens e o tempo em nada conta.
Como se trata da segunda maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, esta está dividida em cinco paróquias, sendo que estamos a trabalhar com três destas.
Na zona do Paúl, paróquia de Sto. António das Pombas, estamos no Jardim Infantil a trabalhar com dois grupos de crianças. No grupo das crianças mais velhas, estamos a explorar o tema dos Mandamentos da Lei de Deus, à semelhança do que fizemos em S. Vicente. Com o grupo das crianças mais novas, vamos abordar o tema da criação do mundo e a vida de Jesus, de uma forma mais ligeira.
Temos também estado a colaborar com a casa da cultura, que é um espaço onde as crianças podem estudar, ler e conviver de uma forma lúdica. Neste sentido temos ajudado a dar algumas explicações e a fazer algumas dinâmicas.
No centro de dia para idosos, temos participado nas tarde de convívio onde a animação é proporcional à idade, ou seja, quanto mais velhos, mais energia e boa disposição têm!! Desde dançar, jogar cartas e aprender a jogar Ouril (jogo tradicional), aprendemos e divertimo-nos muito com estes “jovens”.
Ainda no Paúl, começámos a trabalhar com a Câmara Municipal e Centro de Saúde. O Paulo tem colaborado com o Departamento do Ambiente num projeto de reabilitação da lixeira enquanto a Joana realizará sessões de educação para a saúde nas escolas do concelho.
Estamos alojados na casa paroquial de Ribeira Grande, outro concelho da ilha cuja paróquia é Nª Sr.ª do Rosário. Aqui temos trabalhado com crianças do Jardim Infantil nos mesmos moldes que no Paúl e estamos a colaborar com o ATL municipal onde abordaremos temas por elas planificados. Ainda nesta cidade, a Joana está a colaborar com o Hospital a fim de realizar educações para a Saúde aos Pais das crianças.
A paróquia de Nª Sr.ª do Livramento é a terceira com quem temos trabalhado, em Ponta do Sol. Uma vez que os transportes são difíceis e as localidades são distantes, nesta paróquia apenas estamos a trabalhar com os jovens.  O principal objetivo é transmitir dinâmica e a alegria cristã através de encontros semanais com estes.

Assim como em Ponta do Sol, estamos a fazer o mesmo trabalho com os grupos de jovens das outras duas paróquias.
Todos os dias celebra-se missa nestas paróquias, sempre em terras diversas e distantes, onde as pessoas tem de andar duas a cinco horas por acessos difíceis para irem à missa dominical na igreja matriz. Desta forma, quem não tem possibilidades de fazer grandes deslocações, pode na mesma participar na Eucaristia.
No final de cada missa temos feito alguns jogos com os mais novos proporcionando-lhes um momento agradável e diferente.
Para nós, estas celebrações tem sido fantásticas, não só porque nos sentimos mais perto Dele, mas porque conhecemos paisagens arrepiantes, novas pessoas e a sua realidade no dia-a-dia.

                           
                           
                                                                                                    Até à próxima!

3 comentários:

  1. Completamente fascinada pelo vosso trabalho, dedicação aos outros, e um coração cheio de alegria e amor. Parabéns! Estou muito orgulhosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estão a receber a recompensa da vossa entrega, fico muito feliz por vós :)
    Continuem!
    Catarina Simões

    ResponderEliminar
  3. adorei o vosso trabalhe a vossa corragem o vosso amor rezarei muito por vcs.
    vcs sao iluminados por Deus ,espero que continuam esta boa missao com outras pessoas que necessitam desejo que nao parem por aqui , jesus vos ama

    ResponderEliminar