sábado, 8 de março de 2014

Excelentes notícias: o material da Campanha Relâmpago já chegou diretamente de Portugal!! =D

Como estava nos planos, era para irmos para Santo Antão logo a seguir à Quarta-feira de Cinzas, mas Deus quis presentear-nos neste início de Quaresma com uma boa notícia: recebemos a autorização para levantar o material (que já estava há 15 dias na Alfândega e que ainda se previa que ficasse por lá mais tempo). Por isso, na quinta feira de manhã fomos finalmente ao armazém levantar os 1250kg de material!
Durante o resto do dia e mais a manhã de sexta-feira, estivemos a abrir os 54 caixotes e organizar o seu conteúdo, dividindo-o para as duas ilhas e dividindo a roupa por género e tamanho.
Como é hábito aqui na casa paroquial, muitas são as pessoas carenciadas que vêm diretamente pedir coisas que precisam. Do mesmo modo, enquanto organizávamos os caixotes, recebemos a visita de algumas dessas pessoas, principalmente crianças e mães que necessitavam de roupa e material escolar.  No início da tarde, começámos a receber os responsáveis das várias instituições/associações para onde doámos o material, a fim de podermos distribuir.

A primeira distribuição foi feita no Jardim Infantil onde temos feito as catequeses com as crianças. Foi uma grande alegria para as professoras e crianças quando apareceram os copos, pois a partir de agora todas elas terão o seu! Na sala do berçário, as fraldas e toalhitas foram como uma bênção, pois é um material muito caro por cá e, por isso, muito escasso. Para além disso, ainda foi distribuído pratos, talheres e desinfetantes para as mãos. Na próxima segunda-feira será a distribuição, por parte das professoras, do grande caixote de brinquedos que encherão as salas e, com elas, os sorrisos das crianças.
Com a carrinha carregada, partimos para o ICCA – Centro de Emergência Infantil, que acolhe crianças abandonadas e outros casos problemáticos, sendo que algumas delas frequentam o Jardim Infantil Bom Pastor. Entre roupas, material escolar, livros e brinquedos, o material foi entregue com grande entusiasmo pelos responsáveis do centro, pois colmatará as necessidades uma vez que as ajudas são raras.
De seguida, a paragem foi no Centro de Acolhimentos dos Irmãos Unidos. É uma associação que recolhe rapazes que andam pelas ruas, e desenvolve com eles atividades como teatro, música, capoeira e reciclagem de papel (criação de cadernos e outros materiais), com o objetivo de os manter ocupados e fora das ruas. Mais uma vez foi dado um pouco de tudo o que recebemos de Portugal, pois esta é uma instituição religiosa com poucos fundos e apoios, mas com um trabalho muito nobre, acolhendo agora cerca de 30 crianças e jovens que deixaram de viver nas ruas e passaram a ter um novo sentido para a vida.
Por fim, apesar do cansaço, fomos até à Pedra Rolada, Cooperativa Juvenil onde fizemos as explicações de Português, oficinas de culinárias e formações. Além da roupa e material escolar, o principal foi livros, que servirão para apetrechar a pequena biblioteca (uma estante) e jogos didáticos, que com eles já planearam criar um dia por semana dedicado apenas aos jogos de tabuleiro. É muito bom saber que, com estes materiais, novas atividades serão desenvolvidas para os jovens daquela zona mais carenciada!
Do material que “sobrou”, uma parte ficou de lado para ser entregue na comunidade de Salamansa e o restante ficou ao encargo do Pe. Lino, que fará a gestão mediante as necessidades dos paroquianos.
Por fim, e não menos importante, queremos agradecer a TODOS os que de alguma forma contribuíram para esta Campanha. Todas as pessoas que receberam o material agradeceram imenso e foi muito louvado todo o trabalho de recolha num curto período de tempo, pois nunca acreditaram que tanto material fosse possível ser recolhido em apenas uns dias. Quanto a nós, não imaginam a felicidade que é saber que há mais alguém que quer dar tudo o que pode por este povo! Sentimos que o longe se torna perto =)
Amanhã, ou melhor, daqui a umas horas, partiremos para a ilha de Santo Antão para vivermos uma nova etapa e consequente experiência. Estamos ansiosos para o que nos espera!


MUITO MUITO OBRIGADO! E não somos só nós a agradecer….

1 comentário:

  1. Deus continua a surpreender-vos, não é? Ontem a primeira parte da missão em S. Vicente, Carnaval e Mindelo - terra cosmopolita e seca; e agora apostolos da Pascoa em S. Antão com suas gentes, religiosidade e suas montanhas verdes. Quem me dera estar também ai convosco! Abraço amigo do tamanho do mar que abraça esse arquipelago, rui pedro

    ResponderEliminar