sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Primeiras impressões

Finalmente arranjámos internet, ainda que fraca (é o que se arranja).
Depois de tantas horas de viagem e de transbordos (5h de espera em Marrocos e 7h no aeroporto de Praia – ilha de Santiago), chegámos finalmente a S.Vicente na quarta-feira, dia 22. Por sinal, dia da Ilha e do seu patrono: S. Vicente. Estamos alojados no centro paroquial, Centro Bom Pastor, da paróquia de Nª Sra. da Luz.


Fomos muito bem recebidos por toda a comunidade! À tarde houve Eucaristia na paróquia de S. Vicente (a outra paróquia existente na ilha) que foi celebrada na futura igreja paroquial, ainda em obras. É incrível ver a quantidade de gente presente nestas festividades. Ainda estávamos no primeiro dia e já nos apercebemos da Força da Fé deste povo! Foi uma festa muito muito bonita!


Ontem fomos com o Frei Silvino (Franciscano Capuchinho no Mindelo) conhecer os dois centros sociais juvenis que a congregação tem para acolher os jovens das duas zonas mais desfavorecidas da cidade. Nestes centros, as crianças têm explicações e apoio escolar e atividades para os manter ocupados e longe dos “maus caminhos”. Não é um trabalho fácil, mas tem tido muito sucesso nos últimos anos, pois a criminalidade juvenil tem diminuído muito nestas zonas.



Hoje tivemos oportunidade de visitar o Jardim de Infância do Bom Pastor (aqui da paróquia) que recebe as crianças mais desfavorecidas, pois vamos desenvolver várias atividades com elas e também formações com as monitoras. Foram momentos fantásticos pois as crianças, mesmo sem nos conhecerem, agarravam-se a nós e todas nos queriam cumprimentar. Encheram-nos o coração!!



Nestes primeiros dias estamos a conhecer a comunidade e a realidade em que vivem e vamos agora começar a fazer o projeto de atividades a desenvolver. Estamos muito entusiasmados! Em breve damos notícias sobre os bens que mais necessitam por cá, para que aí possam fazer uma recolha e ver se é possível enviar para cá!

Até Breve



3 comentários:

  1. Que Alegria tão grande perceber que estão felizes e acolhidos. A malta de EMRC da ESP fica a aguardar notícias vossas. Vivam a experiência da Fé em terras africanas, aproveitem para "beber" do testemunho para depois partilharem connosco.
    Nós por cá estamos em profunda comunhão convosco.
    Beijinhos,
    A Comunidade da ESP

    ResponderEliminar
  2. Boa missao, amigos! Tude drete?
    Demorou, mas aconteceu no momento certo. Nem sempre coincide com os nossos projectos e planos. A missao e' uma chamamento que nos despoja.
    Contai com a minha oracao pois continuo convosco.
    Aproveitem bem essa oportunidade que Deus vos deu para crescerdes na fe, caridade, servico aos empobrecidos e amizade entre vos.
    Vivei esse breve tempo de servico com alegria, sobriedade, humildade e sentido de escuta. Convertei-vos ao dar por amor do Reino!
    Esse povo bonito e culto tem muito para vos ensinar e dar e cantar.
    Mantenha pa tude genti. Me ta deseja pa bo cheu di sabura e felicidade.
    Um abraco do Luxemburgo, rui

    ResponderEliminar
  3. Bom trabalho para vocês. Acho que vai ser uma experiência pra vida. Estou a seguir o vosso blog com entusiasmo. Vão mandando fotos. Beijinhos

    ResponderEliminar