quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Olá a todos!!
Faz hoje oito dias que chegámos a esta terra maravilhosa, mas na verdade parece que já cá estamos há uma eternidade. Não porque o tempo passe devagar (bem pelo contrário!), mas porque nos sentimos tão bem aqui que parece que já pertencemos a este lugar há muito tempo!
O que mais nos tem impressionado, pela positiva, são as pessoas, e não nos cansamos de o dizer. Quanto menos têm, mais felizes são e dão tudo o que podem e o que não podem. É um calor humano, uma alegria e paz que não tem explicação!


Nestes dias temos contactado com as associações/instituições e grupos, principalmente da paróquia, onde estamos a projetar as atividades que vamos desenvolver. No domingo fomos a duas Eucaristias, na igreja de Chã d’Alecrim e na igreja Nª Srª da Luz, onde fomos apresentados à comunidade. No fim de cada missa, as pessoas abordavam-nos de uma forma muito familiar e intensa, a desejarem-nos as boas vindas, a dizerem que gostam muito de Portugal e a convidarem-nos para ir as suas casas. É fantástico!


A tarde conhecemos a grande tradição de S.Vicente nas vésperas de Carnaval: o Mendinga. É uma espécie de “desfile” pelas ruas da cidade (por desfile entenda-se “arrastão”!) com batuques e dança com espírito Carnavalesco, onde as pessoas se pintam com óleo queimado.


 Ontem fomos com o grupo de jovens da paróquia visitar a Cadeia de Mindelo, onde fazem um encontro todas as terças-feiras. À noite, o dia terminou com a festa de encerramento de uma Formação que andamos a frequentar dirigida por um padre brasileiro, que tem como tema “Ressurreição de Jesus, caminho para a nova Evangelização”. No fim da formação, dançámos, comemos, e divertimo-nos muito com a comunidade. Eles gostam muito de dançar e festejar, onde há música, há alegria contagiante!


Hoje de manhã fomos para o Jardim Escola Bom Pastor, pois ficou combinado lá irmos duas vezes por semana dar catequese às crianças. Uma vez que na próxima sexta-feira dia 31/Jan é dia de S. João Bosco (pai da Congregação Salesiana, muito presente aqui no Mindelo). Preparámos um pequeno teatro de fantoches em cartão para as crianças sobre a vida deste santo e depois ainda sobrou tempo para brincarmos (ou tentar, porque somos totalmente “atropelados” com abraços!).


Até breve!

4 comentários:

  1. Simplesmente...Ajudar e partilhar, faz bem ao coração!
    Bem Hajam!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Estou fascinada! Quem me dera poder fazer parte do vosso projecto tambem!! Contem sempre o que fazem porque quero ler tudo. Beijinhos enormes e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Se vocês dizem que estão a adorar, eu mesmo sem estar aí também estou encantada com o vosso trabalho. Continuem com essa garra e que tudo vá correndo bem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Olá.

    Ficamos contentes que a vossa missão esteja a correr às mil maravilhas. Nós, por cá, estamos a fazer um esforço acrescido para que a vossa missão fique completa.

    Bom trabalho,

    Beijinhos

    Joana e Sebá.

    ResponderEliminar