sábado, 8 de fevereiro de 2014

Quando o trabalho é muito, o tempo passa a correr. E esta semana foi assim!!
No Jardim Infantil da Paróquia, o tema das catequeses para o mês de Fevereiro é os 10 Mandamentos da Lei de Deus. E por isso, as crianças receberam a visita de “Moisés” que lhes foi contar a sua história e ensinou os dois primeiros Mandamentos. Todos os meninos queriam mostrar a Jesus que iam cumprir as suas Leis, então fizeram um desenho para Ele! Escusado será dizer que é dos melhores momentos da semana, para nós… As crianças são sem dúvida o melhor do mundo, e as de Cabo Verde então são ainda mais especiais! Enchem-nos de mimos, beijos e abraços e gostam muito de mexer no nosso cabelo e na nossa pele… é fantástico!


Apesar de não termos autorização para fotografar dentro da Cadeia, não podemos deixar de vos falar deste encontro semanal que nos ensina tanto. Esta semana ensinámos mais um jogo novo aos reclusos e também, para além da habitual catequese feita pelo Pe. Lino, onde todos partilham testemunhos de vida, ensinámos uma música nova: “Onde Deus te levar”. Estes encontros são autênticas lições de vida: o que os reclusos dizem e partilham…


Esta semana tivemos oportunidade de ir com o Pe. Lino a Salamansa (uma pequena terra mais afastada de Mindelo), para celebrar missa semanal e apresentar-nos a esta comunidade. Esta aldeia piscatória torna-se encantadora de tão simples e humilde! As crianças brincam na rua descalças, as pessoas têm as suas casas abertas… parece que voltamos atrás no tempo. Jantámos em casa de uma família que gentilmente nos recebeu e preparou uma refeição de Papagaio (uma espécie de peixe cabo verdiano). O serão foi animado e apenas com uma guitarra e o canto de música tradicional, sentimo-nos da “mesma cor”.




Em Pedra Rolada tivemos a nossa primeira “explicação” de Português a alguns jovens alunos do 7º ao 9º ano em ensino recorrente. Para nós foi um experiência nova, porque uma coisa é aprender, outra coisa é ensinar! Sentimo-nos muito úteis porque o pouco que sabíamos, e que tivemos que relembrar, ajudou aqueles jovens. Uma vez que a dificuldade nesta disciplina é grande, foi-nos pedido que passássemos a dar duas “explicações” por semana, nomeadamente nos conteúdos de gramática e interpretação de textos.


Ainda nesta Cooperativa Juvenil, fizemos uma oficina de culinária/pastelaria portuguesa. Houve muita adesão! E por isso tivemos que fazer uma segunda oficina no dia seguinte, a pedido de todos os jovens entusiasmados. Falámos sobre a gastronomia portuguesa e confecionámos um pão de ló sem ló, um bolo de iogurte e arroz doce… que se comeram num abrir e fechar de olhos! O nosso objetivo é, numa fase inicial, atrair mais jovens e cativá-los, para a partir daqui fazermos atividades diferentes e produtivas. Foram momentos animados onde o entusiasmo era geral, principalmente porque as únicas atividades da Cooperativa são as explicações às crianças da primária.


Para terminar a semana, fomos dedicar um pouco do nosso tempo a uma Associação de Apoio Social (ONG) – Morabi. O nosso desafio é tornar a sala de atividades mais atrativa do ponto de vista das informações educativas para a saúde. Pegando nos folhetos da associação criámos cartazes com a informação mais sintetizada e destacada. Esperemos que desta forma as pessoas que usufruam do espaço possam informar-se melhor e, ao mesmo tempo, tornar o espaço mais acolhedor.



Quando o trabalho é muito, o tempo passa a correr, mas sentimo-nos realizados! =)

Tud gente fca dreto!

1 comentário:

  1. Vocês quanto mais se dão a esse povo mais esse povo vos enriquece o coração. A vossa vida de certeza que não irá ser a mesma...Deus manifesta o Seu amor de diversos modos.Este é um deles. Sentimo-nos Igreja convosco. Beijinhos

    ResponderEliminar